quinta-feira, 25 de novembro de 2010

O Enem, O Pig, e etc....

Pronto,o MPF ja pediu o cacelamento do ENEM, agora a grande mídia brasileira(a mesma, que faz de tudo para que o país nao adote uma política de regulamentação e fiscalização dos critérios de distribuição das verbas publicitárias governamentais), os donos de cursinhos e a extrema esquerda deste País poderão da um grande viva! afinal neste período de avanço na educação, principalmente no que diz respeito a democratização do acesso ao ensino superior a juventude de baixa renda, eles podem obter um alento.

Porém, entretando e todavia, o Ministro Haddad em entrevista ao bom dia brasil ja declarou que fará o possivel para convencer o judiciário que o Brasil tem tecnologia educacional suficiente para aplicar uma segunda prova(a proximadamente 20 mil alunos) sem acarretar prejuizos ao estudantes, ou seja, com total isonomia para seguir rigorosamente a mesma escala de dificuldades.

Mas afinal, que problemas os setores consevadores tem com o ENEM?

Ora a universidade brasileira foi pensada e construida para uma parcela da sociedade, a branca elitizada, latifundiária e exploradora. pois bem, o ENEM assim como o PROUNI, assim como a Reserva de vagas e todas as politicas socio-afirmativas, passaram a desafiar a estrutura do acesso a universidade. A prova do ENEM por exemplo, por não ser aquela velha prova conteudista, cheias de grandes formulas e chegada em uma decoreba, passou-se a construir a prova com questoes contextualizadas e que favoreça a leitura e interpretação. Ou seja, ela estimula o acesso de jovens das classes populares!

Enfim, é uma pena que setores da esquerda, como o PSOL e PSTU não tenham a devida compreensão, eles estão na contramão da revolução, apostaram na falência de um governo que simplesmente mudou o carater e o perfil da universidade e garantiu o acesso ao ensino superior a uma parcela da juventude que nunca teve reais perspectivas.

Ao PIG e aos donos dos cursinhos, eles serão o lixo da história, assim como o Serra, Paulo Renato, FHC e etc...

Pedro Fonteles
Presidente da União Academica Paraense - UAP


Do blog: o e-mail do camarada estava no spam, por isso só foi publicado agora, mas vale a pena lê o texto. Ele está bem atual e a discussão esta bem presente ainda.

Nenhum comentário: