quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Nos EUA o crescimento da oposição na Câmara é o maior em 62 anos; democratas mantêm Senado

Antes mesmo de encerradas as apurações, as eleições legislativas nos EUA já se configuram como o maior avanço de um partido opositor na Câmara dos Representantes (deputados) em mais de 62 anos, com os republicanos recuperando ao menos 60 assentos na Casa e impondo dura derrota aos democratas do presidente Barack Obama.

O avanço republicano, que ainda pode se mostrar maior conforme as apurações mais acirradas forem concluídas, superam em 21 cadeiras o necessário para a esperada reconquista da maioria na Câmara dos Representantes, antecipando sérias dificuldades para Obama na Casa nos seus próximos dois anos de mandato.

Até a manhã desta quarta-feira, a oposição já obtivera 239 dos 435 assentos em jogo a totalidade da Câmara. Os democratas tinham 183, e outros 13 vagas ainda estavam indefinidas.

O avanço da oposição supera em seis assentos a chamada "revolução" das eleições legislativas de 1994, quando os republicanos obtiveram a maioria pela primeira vez em 40 anos, e é o maior desde 1948, quando conquistaram 75 cadeiras.

Mais preocupações para os povos de todo mundo. O Império e suas forças do mal estão mais que vivas.

Nenhum comentário: