sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Neuton Miranda é homenageado na Câmara Federal


A família do comunista Neuton Miranda recebeu nesta quarta-feira (01) a “Medalha de Mérito Legislativo da Câmara de Deputados Federais”, em Brasília. A homenagem feita ao camarada que faleceu em fevereiro deste ano é um reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido por ele na luta por uma sociedade mais justa.
Na solenidade de entrega da medalha, o irmão do homenageado, Félix Gonçalves Miranda, representou a família ao lado do presidente do Partido Comunista do Brasil no Pará, Érico Albuquerque, e dos camaradas, Leandro Schilipake, Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Lélio Costa, Superintendente do SPU, Roquevan do MAB e Jorge Panzera, vice-presidente estadual do PCdoB/PA.

O evento que aconteceu no Salão Negro do Congresso Nacional teve por objetivo homenagear cidadãos, instituições ou entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social, civil ou militar, nacionais ou estrangeiros, que ajudaram a promover no plano social, econômico, cultural ou político o desenvolvimento do País.

“Recebemos como reconhecimento da dedicação de vida do Neuton que sempre lutou pela paz, superação da pobreza, igualdade política e econômica da família brasileira”, destaca a esposa Leila Mourão.

Outros prêmios de Neuton Miranda

No último dia 10 de junho, Neuton Miranda também foi homenageado na Câmara Municipal de Belém, com diploma e medalha “Brasão D´Armas de Belém, o comunista coleciona prêmios pós-morte. Mas, segundo Leila Mourão o maior prêmio de grande significado pela luta em prol do povo aconteceu quando Neuton Miranda estava em vida e comandava a Superintendência de Patrimônio da União – SPU, onde um concurso realizado em 2009 premiou as melhores iniciativas e execução de projetos na administração pública do Brasil.

“A SPU do Pará sob o comando de Neuton Miranda ganhou o 3º Lugar Nacional da Premiação e o 1º Lugar de Projetos de Natureza Social pelo Projeto de Regularização Fundiária do Pará”, lembra Leila Mourão.

Através do Projeto de Regularização Fundiária do Pará o premiado elaborou e colocou em prática o maior projeto sócio ambiental que a Amazônia conheceu. Uma referência nacional de práticas dos direitos territoriais usurpados do povo brasileiro.

“O Projeto Nossa Várzea, Cidadania e Sustentabilidade da Amazônia Brasileira libertou e concedeu a posse da terra para mais de 70 mil famílias por meio da Concessão do Termo de Autorização do Uso, instrumento que precisou ser inserido pelo Neuton para que o direito e o acesso a terra fosse dado ao ribeirinho e ao agroextrativista da Amazônia”, frisou Leila Mourão.

De Belém,
Isa Arnour

Nenhum comentário: