segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O Poder Judiciário na mira da sociedade

O Poder Judiciário foi alvo de uma larga pesquisa feito pelo IPEA, em 2010, e dela obteve a baixa nota 4,55. Com isso, está dado o recado: o Poder Judiciário precisa ofertar ao povo brasileiro um novo formato de justiça, e que a prestação dela se dê de forma correta, eficiente e no tempo certo.

Embora tenha se fortalecido e crescido as defensorias públicas durante o Governo Lula ainda é insuficiente para atender a grande demanda da população.

A justiça brasileira apresenta um forte caráter de classe: “a justiça pende sempre para o lado do dinheiro”.

Não se justifica que este órgão não tenha um controle da sociedade. Não se justifica que os juízes tenham mandato vitalício. É notório o alto grau de corporativismo do judiciário onde se vêem juízes comprovadamente corruptos serem defendidos e mantidos graças à ação direta e indireta de seus pares.

E a baixa nota dada pela população na recente pesquisa demonstra a insatisfação popular e a desmoralização deste que deveria ser o poder exemplar para toda a sociedade.

Faz-se necessária a urgente reforma política ampla, que abranja todos os poderes do Estado e que cada Poder atue de modo a garantir os direitos e o bem estar dos cidadãos, em particular o poder judiciário.

Nenhum comentário: