quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ana Júlia será diretora da BRASILCAP




A Superintendência de Seguros Privados (Susep) – autarquia ligada ao Ministério da Fazenda – aprovou ontem o nome da ex-governadora Ana Júlia Carepa para o cargo de diretora administrativa da Brasilcap, empresa que tem como sócio majoritário o Banco do Brasil Seguros e Participações.

Ana Júlia foi nomeada pelo Conselho de Administração da Brasilcap há cerca de um mês - onze meses e meio depois de entregar o governo do Pará ao tucano Simão Jatene, que a derrotou na eleição de 2010. Mas a nomeação dela dependia da aprovação da Susep, órgão que regula o sistema de empresas de capitalização do país.

A ex-governadora fez questão de destacar que a Susep é um órgão eminentemente técnico e que a aprovação do nome dela, portanto, foi uma “aprovação técnica”, depois da avaliação dos aspectos legais da nomeação. A aprovação, segundo ela, “é importante porque significa que não tem problema algum (com o nome dela), uma vez que já há histórico deles terem recusado outros nomes”.

Ana Júlia, que exercerá um mandato de três anos, podendo ser renovado uma vez, disse que ficou muito feliz, mas que não considerava a aprovação do nome dela pela Susep uma resposta aos seus críticos, e sim o reconhecimento dos sócios da empresa que a escolheram. “É um atestado de que não existe nada que desabone o meu nome”.

O nome dela foi escolhido pelos sócios da empresa: o BB Seguros e Participações (66,66% das ações), Icatu Seguros S.A (16,67%), Companhia Seguros Aliança da Bahia (15,8%) e sócios minoritários (0,87%). Ana Júlia terá salário de cerca de R$ 30 mil mensais.

Funcionária de carreira do Banco do Brasil, Ana Júlia estava afastada das atividades profissionais há cerca de 20 anos. Nesse período, foi presidente do Sindicato dos Bancários, deputada federal, senadora e governadora do Pará. Após a derrota nas últimas eleições, foi cotada para um lugar na direção do Banco do Amazônia, mas não foi nomeada. Ela agora vai integrar um colegiado que é composto pelo presidente da Brasilcap, Marcos Lobão, o diretor Comercial, Joilson Rodrigues Ferreira, e Rogério Leite, diretor.

O QUE É A BRASILCAP

A Brasilcap foi criada em 1995, fruto da parceria entre o Banco do Brasil, o Icatu Hartford, a Sul América Capitalização e a Aliança da Bahia. Em 2010, a Brasilcap completou 15 anos de existência e 14 anos de liderança no mercado de capitalização.

São mais de 165 mil títulos ativos e uma carteira de 1,9 milhão de clientes. (Diário do Pará)


Nenhum comentário: