segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A arte de rua no Hip Hop Rio Guamá


Break dance, grafite, rap e Dj são os elementos do estilo Hip Hop que  estarão reunidos no Hip Hop Rio Guamá, que acontece no espaço recreativo do Vadião, na Universidade Federal do Pará (UFPA), sexta-feira (2), a partir das 15h.
Com objetivo de fomentar, agregar e promover o desenvolvimento da manifestação cultural e artística do movimento em Belém, o evento é aberto ao público e oferece rodas de bate-papo sobre o tema, exibição de audiovisual, intervenção de grafiteiros, batalha de Mc’s e apresentação de artistas locais como Mc Bruno B.O., Mc Israel di Souza, DJ Morcegão, Dj Fantasma, DJ Vitor Pedra, Grupo Circo Copaíba, Revolução do Norte (RDN), Conexão Feminina, B. Boy’s e outros convidados.
A iniciativa faz parte do projeto “Um Olhar para Gandhi”, o qual foi um dos 34 contemplados em 2011, no Pará, por meio do Edital Microprojetos Mais Cultura para Territórios de Paz, que contemplou 748 dentre 1.095 inscritos em todo o país. O edital é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura e da Justiça através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e tem como objetivo dar oportunidade às diversas camadas da população brasileira de acesso à produção, ao reconhecimento e ao consumo de bens culturais.
O projeto Microprojetos Mais Cultura para Territórios de Paz pretende, com os recursos dos projetos selecionados, colaborar com a economia local e a subsistência de pequenas iniciativas, por meio do fomento e incentivo a artistas, grupos artísticos independentes, grupos étnicos de tradição cultural e pequenos produtores culturais residentes nos bairros definidos como de Territórios de Paz pelo Pronasci. Beneficiará cerca de 2,5 milhões de habitantes em 44 territórios de 22 municípios em 11 estados e mais o Distrito Federal.
O resultado do projeto “Um Olhar para Gandhi” culminará com uma exposição itinerante por espaços alternativos de Belém da arte produzida pelos grafiteiros em painéis e na produção audiovisual sobre o hip hop em Belém, com foco no bairro do Guamá. “O bairro é o mais populoso de Belém e uma das áreas da cidade classificada pelas autoridades como perigosa em que ocorrem altos índices de criminalidade e um dos mais populosos de Belém e o hip hop como cultura de rua se apresenta como alternativa devido à falta de políticas públicas à juventude”, afirma Ado Damasceno, coordenador do projeto e estudante do curso de Biologia da UFPA.
Hip Hop Rio Guamá recebe o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, do Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFPA) e dos artistas locais. O audiovisual terá filmagem e edição de Ângelo Madson, da Idade Medi@ Produções. (Ascom)
SERVIÇO
Hip Hop Rio Guamá é aberto ao público. Oferece rodas de bate-papo sobre o tema, exibição de audiovisual, intervenção de grafiteiros, batalha de Mc´s e apresentação de artistas locais sexta-feira (2), a partir das 15h, no espaço recreativo do Vadião, na UFPA, campus Guamá.

Fonte: Diario Online

Nenhum comentário: