quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Educação no Pará: situação caótica e drible do Governo do Estado



A educação no estado do Pará já passou por muitos momentos difíceis como o período da privatização no governo tucano de Almir Gabriel e Jatene onde nossa educação publica quase se extinguiu se não fosse a mobilização e a luta popular.
No governo petista da Ana Julia mesmo com tantas dificuldades na educação, se pode sonhar com um novo projeto de ensino e uma educação com mais qualidade social. Mais hoje presenciamos a volta do governo tucano de Jatene ( novo governo, velha política),  que se coloca numa situação de abandono da educação no estado do Pará, onde está sendo usurpados o direito a eleição diretas para diretor que por sinal é assegurado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira- LDB e no Sistema Estadual de educação do Pará, assim segue o governo desrespeitando as leis como outro exemplo o Piso Salarial Nacional do Magistério aprovada em Lei federal, e na falta de dialogo com a categoria na discussão sobre o Plano de Cargos Carreiras e remuneração- PCCR, onde essas PL´s colocadas em pratica contemplaria  a  principal categoria social que é a responsável pela formação social da nossa população – O Professor.
Ao mesmo tempo, observamos que em um ano e dois meses de governo não percebemos nenhum avanço na educação, onde as escolas, ficam sem professores, inclusive ainda faltam muitos concursados a serem chamados, sem condições estruturais e educacionais para lecionar. A escola acaba não desempenhando o seu papel educador, onde a cada dia a violência escolar só aumenta, enquanto isso a secretaria de educação e governo não apresenta nenhuma solução para este problema.
O Estado a cada dia tem dificuldade de consolidar as escolas técnicas estaduais que são de responsabilidade da SEDUC e que não é dada a devida atenção para o ensino profissionalizante, falta materiais, professores qualificados, condições estruturais.

Fica a cada dia difícil engolir este governo que em vez de garantir direitos, retira direitos do povo e principalmente de um setor estratégico para o estado que é a Educação, que se encontra em situação de abandono, e enquanto isso o governo sorrir parecendo que tudo anda muito bem e que nada disso faz sentido, afinal quem sente na pele é o trabalhador e seus filhos que necessitam da educação publica do nosso estado onde só vemos enrolação.

Cleiton Costa
Sec. Estadual de Organização da UJS

Nenhum comentário: