quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Instalada CPMI sobre violência contra a mulher, e a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) é eleita presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI)

A deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) foi eleita presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar situações de violência contra a mulher no Brasil. Ela designou a senadora Ana Rita (PT-ES) como relatora. "É fundamental garantir a efetiva aplicação da Lei Maria da Penha", ressaltou a senadora capixaba. 

Como os parlamentares queriam acompanhar o julgamento sobre a consitucionalidade da Lei Maria da Penha no Supremo Tribunal Federal (STF), a eleição da vice-presidente foi transferida para a terça (28) após o carnaval. Nessa reunião, a relatora deverá apresentar seu roteiro de trabalho.

"Esta CPMI foi criada para identificar o que tem impedido a verdadeira aplicação da Lei Maria da Penha. A violência contra as mulheres continua fazendo vítimas. Buscaremos alternativas para políticas públicas que garantam proteção efetiva às mulheres", explicou a deputada Carmen Zanotto (SC), representante do PPS na comissão.

Todas as integrantes da bancada feminina e da CPMI seguiram para o STF a fim de  acompanhar o julgamento. A sessão é aberta à população que deseja acompanhar a votação e limitada à lotação do plenário.

O colegiado, que será formado por 12 senadores e 12 deputados, terá 180 dias para apurar denúncias de omissão do poder público quanto à aplicação de instrumentos legais criados para a proteção das mulheres. Ao término dos trabalhos, a CPMI vai sugerir a adoção de políticas públicas relacionadas ao assunto.


Fonte: Blog da Deputada Carmen Zanotto

Nenhum comentário: