sexta-feira, 27 de abril de 2012

Estados da Amazônia preparam carta para a Rio+20


Enquanto diversos países debatem o esboço de um documento sobre desenvolvimento sustentável que deve ser apresentado na Rio+20, os Estados da Amazônia já têm um.
Governadores e técnicos de nove Estados (AC, AM, AP, MA, MT, PA, RO, RR e TO) trabalham há dois meses em uma carta de propostas e compromissos que deve ser apresentada no evento.
A versão preliminar está pronta. Agora cada Estado começa a ouvir representantes da sociedade para incluir propostas ou fazer mudanças.
Todos têm até o dia 15 de maio para entregar as novas versões.
Um site para votação de propostas deve estar no ar ainda nesta semana, segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Nádia Ferreira, uma das idealizadoras da carta.
Chegar a um consenso, diz ela, foi o que demandou mais esforços para chegar às 24 páginas. “Querem nos rotular como iguais, mas não somos.”
Em Mato Grosso, exemplifica Ferreira, o agronegócio é um dos temas de maior destaque. No Amazonas, esse papel cabe à política de incentivo industrial.
Entre os 145 tópicos apresentados no documento, estão a demanda da repartição dos royalties do pré-sal e a implementação de políticas de incentivo para aumentar o consumo de produtos sustentáveis.
A carta também sugere a criação do Conselho de Desenvolvimento Sustentável para a Amazônia Legal até 2013.
“Esperamos que [a união dos Estados em torno de mesmos objetivos] influencie a negociação.”
Por enquanto, a maioria dos pontos está sendo validada pela população no Amazonas, adianta o coordenador do Centro Estadual de Mudanças Climáticas, João Talocchi. A contribuição da sociedade civil tem vindo em forma de adição de propostas, como educação, em encontros organizados pelo Estado.
Exposição - Representantes dos nove Estados da Amazônia Legal também decidiram fazer uma exposição conjunta na Rio+20.
O estande de 600 m² terá exposição de produtos da região e espaço para que Estados com mais biomas, como o Pantanal, o cerrado e a caatinga, exponham suas particularidades. Também haverá espaço comum para eventos. (Fonte: Raquel Bocato/ Folha.com)

Nenhum comentário: