segunda-feira, 23 de abril de 2012

MPF realiza consulta pública em Belém


O Ministério Público Federal (MPF) quer ouvir a sociedade para aperfeiçoar a sua atuação. Para isto, está realizando desde a última sexta-feira consulta pública em 21 capitais do país. Em Belém, o evento será nesta terça-feira (24), das 14h às 18h, no auditório da Justiça Federal.
O objetivo é reunir cidadãos e representantes da sociedade civil, de entidades públicas e privadas ou de organizações não governamentais para identificar temas importantes em que o MPF deve atuar.
Só para ter uma ideia, em 2011 o Ministério Público Federal atuou em mais de 511 mil inquéritos criminais e 255 mil processos cíveis em todo o país. Nos anos de 2010 e 2011, o MPF processou 5.573 pessoas por improbidade administrativa em 886 ações movidas pelas suas 172 unidades. Pelo crime de corrupção, foram denunciadas 1.934 pessoas nos últimos dois anos.
Além disso, o MPF atua em questões relacionadas à cidadania, acompanhamento de políticas públicas, cumprimento das leis, combate ao crime organizado, direitos do consumidor e ordem econômica, proteção ao meio ambiente, defesa dos patrimônios cultural, público e social, e garantia dos direitos das populações indígenas, de comunidades tradicionais e de outras minorias.
Qualquer pessoa pode encaminhar propostas de melhoria para o trabalho do MPF ou perguntas que gostaria que fossem respondidas durante a consulta pública. As inscrições podem ser feitas no site da Procuradoria Geral da República ou no site do MPF no Pará. (MPF)

Nenhum comentário: