segunda-feira, 9 de abril de 2012

Oposição deve ter várias candidaturas

Assim como ocorre com a base aliada, que não chegou ao consenso em torno de único nome na disputa à prefeitura de Belém, a oposição ao governo de Simão Jatene também deve chegar dividida às eleições deste ano. O momento ainda é de negociações, mas a tendência é de que haja vários candidatos com tendências mais à esquerda. As conversas dos oposicionistas gravitam em torno de dois nomes: Alfredo Costa do PT e Edmilson Rodrigues, do PSol.
Embora apareça com percentuais baixos nas pesquisas de intenção de votos, Alfredo Costa conta com a força do PT, que teria votos cativos, independente do nome em disputa. Além disso, contará com um cabo eleitoral de peso: a presidente Dilma Rousseff que, segundo pesquisa recente, atingiu recordes de popularidade. Oposição ao governo estadual e federal, Edmilson aparece em primeiro lugar nas pesquisas que têm sido feitas para consumo interno dos partidos. Além disso, tem a seu favor o fato de já ter sido prefeito e ter deixado o cargo com índices de aprovação superiores a 70%, embora não tenha conseguido eleger a sucessora. A candidata Ana Júlia Carepa foi derrota pelo atual prefeito Duciomar Costa.
Entre os partidos que podem ser aliados dos dois candidatos estão o PV, PC do B e o PSTU. Coordenador do diretório municipal do PSTU em Belém, William Mota confirma que tem conversado com Edmilson Rodrigues, mas a possibilidade de aliança é remota. Uma das condições para fechar o acordo é que a legenda do ex-prefeito não faça alianças com o PV, com quem também tem conversado.
“Vamos tomar uma decisão até maio. Tudo vai depender da política de alianças e do financiamento de campanha. Não vamos aceitar doações dos patrões”, diz Mota. Em caso de não fechar com o PSol, o PSTU deve lançar candidato à prefeitura para usar o horário eleitoral na defesa de suas bandeiras. Entre os nomes cotados estão Cleber Rabelo, que concorreu ao governo e se saiu bem nos debates e Ângela Azevedo. Se houver aliança, os dois serão lançados na disputa à Câmara Municipal.                                  
Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: