quarta-feira, 5 de maio de 2010

Abertura da III Conferência Estadual de Esportes reúne 400 pessoas na UFPA

Com a participação de 400 pessoas, entre representantes dos municípios, dirigente de clubes, presidentes de federações e associações desportivas, e representantes da sociedade civil, foi aberta na noite desta segunda-feira (3) a III Conferência Estadual do Esporte, no auditório Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará.

Realizada pela Secretaria de Estado Esporte e Lazer (Seel) a Conferência Estadual aconteceu após 60 municípios de todo o estado realizarem conferências municipais. Desta forma o Governo do Estado do Pará, busca Debater as propostas para a concretização de ações desportivas, mapeando a cadeia produtiva do esporte e democratizando a elaboração de políticas públicas que contribuam para o Plano Decenal do Esporte e Lazer uma vez que é de fundamental importância que a população tenha acesso através do esporte, a saúde, a disciplina, e ao fortalecimento físico e mental da população.

Apesar da Conferência traçar 10 linhas para preparar atletas para o ótimo período por qual o país irá passar ao sediar grandes eventos esportivos, como a Copa do mundo em 2014, a copa das confederações, os jogos mundiais militares e a olimpíada e paraolimpíada em 2016, a maior preocupação do Governo do Estado é fazer com que esses acontecimentos deixe legados para os atletas do Estado do Pará. "Este é o momento para pensarmos como iremos preparar os nossos atletas. Eu quero ajudar a preparar atletas paraenses para essas competições", disse a governadora do Estado Ana Júlia Carepa ao se retratar dos eventos esportivos.

Metas da Conferência de Esporte e Lazer

Pensando no esporte que atende a todas as suas dimensões, é possível realizá-lo de maneira com que ele esteja agregado ao esporte educacional, e a saúde, pois investir no esporte é também investir na saúde, e no lazer,o que vai muito além da formação de ídolos para o estado. A conferência será o primeiro passo a ser dado para em dois dias de discussão se aprove diretrizes que potencializem o esporte na região como instrumento de promoção social.

Segundo o titular da secretaria de Esporte e Lazer, Leandro Schilipake, é preciso buscar muito mais do que recordes. "o desafio de se construir uma política pública para o esporte será vencido, assim como o Brasil se tornou e vem galgando passos firmes na economia mundial, o nosso pais também pode se transformar em uma potência esportiva. E o Esporte no Pará já é praticamente um celeiro de novos atletas, como o que se encontra hoje, aqui, Alan Fonteles, o nosso representante do Pará", afirmou.

Financiamento- Entre os assuntos que foram discutidos durante as conferencias municipais é o financiamento do Esporte através da lei de Incentivo ao esporte, LIE. A Lei é muito parecida com a Lei de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet. Através da LIE, 2% do orçamento da união será destinado exclusivamente ao esporte, enquanto que o repasse em âmbito governamental será de 1,5 % e do município de ½ %. Outro aspecto que será abordado é a multiplicação de secretarias e conselhos esportivos no município a fim de levar o esporte a comunidades mais distantes da capital.

O Secretário Executivo do Ministério do Esporte, Valdemar Souza, ressaltou a importância de reconhecer as peculiaridades e o potencial de cada região. "O momento é um cenário positivo para a criação e produção de planos. Queremos ter ações e metas para materializar cada ação destas que serão debatidas durante a conferência. Será dez anos construindo e investindo para o esporte como instrumento fundamental para a cidadania e também na formação de grandes atletas", disse.

A atleta do Boliche, e a única paraense a compor a seleção Brasileira, Dayse Silva mostrou a satisfação de esta participando de um debate. "Parabenizo o esforço da Secretaria de Esportes de realizar um evento como este. Não devemos esperar tudo da Secretaria. Não basta apenas pedir para competições. É preciso que nós atletas possamos nos organizar, para assim o resulto se multiplique", disse.

Alan Fonteles, para-atleta que compete no atletismo, disse que é importante que se pense em políticas e ferramentas para o esporte por ser também uma forma de revelar novos atletas. "Assim como um dia eu fui descoberto, outra pessoas também terão a oportunidade que tive", afirmou o atleta.

A conferência continua nesta terça-feira (4) com a discussão do regimento interno. As propostas apresentadas pelos municípios serão debatidas em grupos por cada região. E na quarta-feira (5) acontece a plenária final com a eleição do delegados.

Do site da SEEL

Nenhum comentário: