segunda-feira, 31 de maio de 2010

Congresso da UJS da Universidade Federal do Pará fortalece movimento estudantil


Uma organização juvenil que acredita poder melhorar a vida da pessoas. Com esse espírito iniciou o congresso da União da Juventude Socialista (UJS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) neste sábado, 29/5 na Ilha do Combú, na Maloca Sabor da Ilha, em Belém

De Belém, Michelle Muniz

Cerca de 100 estudantes da UFPA estiveram presentes no debate que teve a presença do professor Ronaldo Lima coordenador da pós graduação do Instituto de Educação da Universidade. Lima diferenciou o evento falando aos jovens que sua formação acadêmica e humana foi impulsionada pelos 15 anos que militou na UJS.

‘”Fui dos fundadores da UJS . Me orgulho muito de ter feito parte desta entidade e de ter ajudado a fundá-la e também de ter uma bandeira da União Nacional dos Estudantes. Tenho grande respeito por essas duas entidades. Como professor universitário sou obrigado a fazer um memorial. Já fiz mestrado, doutorado, mas coloco sempre no meu memorial que a parte mais importante da minha formação foi quando participei do movimento estudantil” disse na palestra.

Ronaldo ressaltou que hoje tem pessoas que foram da UJS e tem destaque no movimento social estadual e nacional. “ Vide o Jorge Panzera, ex-secretário de Esporte e Lazer do governo do Pará e do ministro do Esporte Orlando Silva que são lideranças políticas exemplos de cidadões respeitáveis e valorizados”, lembrou.

Lima explanou para aos presentes a importância de ser na vida pessoas boas, comprometidas com o futuro. “ A UJS foi a fase mais importante na minha formação enquanto ser humano. A universidade precisa de vocês, de vez em quando ela é atacada enquanto objeto de desejo das elites paraenses que não querem as universidades recebendo filhos do povo trabalhador. Querem uma universidade que aumente sua margem de lucro.

Segundo Lima é preciso ter um movimento estudantil forte para se defender desses grupos que querem transformar a UFPA em um gueto.“ Com espírito amplo e democrático temos que continuar defendendo uma universidade pública gratuita de qualidade, que defenda os trabalhadores. A participação de vocês no movimento estudantil não é só desejável, como necessária'', finalizou.

A União da Juventude Socialista tem uma relevância polïtica considerável. Existe em 27 estados do Brasil e é uma organização juvenil marcada pela longa transformação da sociedade que o Brasil viveu nos últimos anos.

Segundo Rodrigos Moraes um dos conferencistas, se fizer uma pesquisa dos votos aos dezesseis anos vai ver que isso foi uma proposta da UJS. “Além da campanha se liga 16 durante o inicio da década de 90 travamos uma luta emblemática que foi o fora Collor.

Durante a década de 90 também vivemos um processo de venda de nosso patrimônio nacional. Fomos a primeira organizacão politica a lutar contra Fernando Henrrique Cardoso. Se a UFPA é pública hoje é porque a UJS ajudou a construir esta realidade” disse.

“Nossa trajetória é daqueles que não se amedrontam. Isso é fruto de organização e conhecimento da causa socialista, concluiu Rodrido Moraes presidente estadual da União da Juventude Socialista do Estado do Pará”.
Após o debate foi eleita a direção do núcleo da UJS que irá direcionar as lutas estudantis na UFPA . O novos diretores são: Franciane Lima, Artemis Carvalho, Rafael Costa, Bruno Ruymão, Emanuela Nascimento, Alessandra Carvalho, Rogério Souza e Gisely Silva. Eleita a direção os presentes puderam desfrutar de uma maravilhosa festa com muita descontração na beira do Rio, uma das características da Amazônia.

“É isso, a UJS é luta, é política, mas também é lazer, é descontração e muita alegria para os jovens paraenses e de todo o Brasil',. Finalizou o congresso Henos Silva.“Força que cresce, aqui é a UJS”, aclamou os presentes!

Forças israelenses atacam frota naval de ajuda humanitária em Gaza

Nova Pesquisa - Dilma passa à frente

Comenta-se que há nova pesquisa do Vox Populi em que Dilma aparece 5 pontos percentuais na frente de Serra. É esperar para ver!!!!

domingo, 30 de maio de 2010

MARX – parte 4 - ATUALIDADE DO MARXISMO

Grande ofensiva política e ideológica é desencadeada pelos inimigos do progresso social - o imperialismo e seus agentes para negar a teoria de Marx e Engels. Dois elementos são levantados para embasar esta campanha: o colapso do socialismo na URSS e Leste Europeu; e a “invencibilidade” do capitalismo como um sistema que se perpetuaria representando o “fim da história”.
É imperativo, portanto, a necessidade de defender e reafirmar a atualidade e validade do marxismo como ciência capaz de continuar sendo o instrumento teórico da luta dos trabalhadores e emancipação da humanidade. Em primeiro lugar, é preciso relembrar que a teoria marxista não é um dogma, algo pronto e acabado, parado no tempo. Como toda ciência ela se desenvolve e está chamada a responder as questões postas pela realidade em desenvolvimento. Ao longo da história, o movimento de luta pelo socialismo passou por períodos de ascenso e descenso. Momentos de avanço e de dificuldades que ocorreram quando acontecimentos e mudanças da realidade colocaram novos problemas que exigiam respostas e soluções.
Em todos esses momentos, a ferramenta teórica do marxismo sempre cumpriu papel primordial.
Em seu artigo “As vicissitudes históricas da doutrina de Karl Marx”, Lênin aborda os períodos de dificuldades e os desafios enfrentados pelo marxismo em seu processo de desenvolvimento: o primeiro de 1848 à Comuna de Paris (1871); o segundo de 1871 à Revolução Russa de 1905 e o terceiro de 1905 até a data em que escreveu o artigo em 1913.
O primeiro desses períodos foi o de afirmação do marxismo que convivia com inúmeras outras correntes no seio do movimento operário. Nesse período, de grande ebulição social, em que as contradições de classe afloraram com total nitidez, as teses de Marx confirmaram-se e se impuseram. “Toda doutrina de socialismo que não seja de classe e de uma política que não seja de classe, se avaliza como um simples absurdo” (Lênin). Nascem os partidos proletários independentes: a Primeira Internacional (1864 1872) e a social-democracia alemã, nesse tempo.
O segundo período é um período “pacífico”, sem revoluções, quando aparecem com força as idéias de conciliação de classes, negando a necessidade da revolução e da luta de classes. É o período em que o capitalismo entra em nova fase monopolista-imperialista. Novas questões são colocadas pela realidade. Lênin vai dar combate a essas manifestações de oportunismo, e responder as novas questões, desenvolvendo o marxismo.
O terceiro período é quando a revolução proletária entra na ordem do dia, a partir da Revolução Russa de 1905. Novos problemas aparecem. O tipo de Partido capaz de dirigir a revolução, a estratégia e táticas do proletariado para a tomada do poder, a possibilidade de realizar a revolução em países atrasados como a Rússia e muitas outras questões vão ser resolvidas por Lênin, e confirmadas pela Revolução de Outubro e o processo de construção do socialismo na URSS. Mais uma vez, o marxismo foi a ferramenta teórica capaz de responder aos novos desafios e descortinar os caminhos da luta libertadora.
Atualmente, vivemos um novo período de vicissitudes. As dificuldades advindas da derrota do socialismo e as novas questões postas pelo desenvolvimento do capitalismo colocam novamente a necessidade de compreendê-las, buscando os caminhos ao avanço da luta pelo socialismo em novo patamar. Longe de seu abandono, o marxismo é o único instrumental teórico capaz de responder aos novos dilemas. Lênin dizia que “sem teoria revolucionária não há movimento revolucionário”, e o desenvolvimento teórico hoje, é uma imposição ao avanço da luta pelo progresso social rumo ao socialismo. O materialismo dialético e histórico continua sendo o único instrumental teórico capaz de nos oferecer os meios para explicar e desvendar os novos fenômenos e as razões que levaram à derrota do socialismo nos países do Leste. Na própria derrota na URSS, os estudos demonstram que uma das causas importantes do seu colapso foi exatamente o afastamento na aplicação dos princípios do marxismo, sua subestimação e insuficiente desenvolvimento da teoria para responder os novos fenômenos enfrentados. Houve na URSS uma certa paralisia teórica. Os êxitos subiram à cabeça dos dirigentes soviéticos agindo como se todos os problemas estivessem resolvidos e o caminho para o comunismo assegurado.
Quanto a suposta “invencibilidade” e perenidade do capitalismo os sinais de decadência e de aprofundamento de sua crise falam mais alto. São sinais evidentes que o capitalismo está superado historicamente. Que não mais atende às necessidades e anseios da humanidade. O capitalismo é sinônimo de guerra, desemprego, fome, miséria, destruição. E o movimento revolucionário mundial após anos de perplexidade, dúvidas e incertezas vai aos poucos encontrando os caminhos de sua reorganização.
O desenvolvimento da história é inexorável. Embora o velho sistema resista, o novo mais dia menos dia vai se impor. E o novo é o socialismo. Queiram ou não os teóricos burgueses de plantão, os trabalhadores de todo o mundo, orientados pelo marxismo, desvendarão os caminhos de sua emancipação implantando um mundo de progresso e igualdade.
Autoria: Marcos Panzera (secretário de organização do Comitê Municipal do PCdoB)

Reoorganizado o Comitê Distrital do PCdoB no DABEN

Em reunião concorrida dia 29(sábado) último, foi reorganizado o Comitê Distrital do Distrito Administrativo do Benguí. Sob o acompanhamento do secretário municipal de organização Neco Panzera, participaram militantes de quase todos os bairros do entorno da Av. Augusto Montenegro. Foi realizado um debate sobre o quadro político eleitoral nacional e estadual e a posição do Partido com o lançamento de um candidato a deputado federal e uma chapa própria de 60 candidatos a estadual. A direção distrital escolhida já iniciou a marcar um calendário de reuniões nas bases para eleger delegados à Convenção Eleitoral Municipal a ser realizada no próximo dia 12 de junho.

sábado, 29 de maio de 2010

Anivaldo Vale do PR pode ser candidato ao Governo

No dia de ontem, na Assembleia Legislativa, tivemos uma reunião ampliada do Partido da República, nela foram cogitadas oficialmente duas posições. A saída de Anivaldo Vale para o governo do estado ou sua vinda para a chapa de Ana Júlia como vice. Vamos esperar para ver.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Plenária em Belém comemora 25 anos de Legalidade e arma Conferência


Os 25 anos de legalidade do PCdoB foi celebrado em Belém como os comunistas preferem: com uma plenária militante. Mais de 80 camaradas de toda os bairros e distritos compareceram apesar das fortes chuvas que vem castigando a cidade em pleno mês de maio. As comemorações também coincidem com os oito anos de falecimento do dirigente João Amazonas, nascido em Belém no dia 1º de janeiro de 1912.

O camarada Mario Hesketh, presidente do Partido na capital, lembrou que o PCdoB é um Partido movido a desafios, "temos que dar sequencia ao ciclo político aberto por Lula, por isso temos um projeto eleitoral, mais nosso projeto estratégico é o socialismo, por isso, espero que daqui a 25 anos possamos estar aqui reunidos para comemorar os 50 anos de legalidade do PCdoB". O camarada Erico Albuquerque Leal, presidente do Comitê estadual destacou, "que os 25 anos de legalidade foram corridos, mais passamos quase 50 anos na ilegalidade e anos e anos na clandestinidade, por isso temos que valorizar as liberdades duramente conquistadas. Foto abaixo, Ex secretário de Justiça e Direitos Humanos, Roberto Martins, pré candidato a Deputado Estadual.

Informe do Comitê Central: Leila Marcia Santos, informou que a direção nacional do Partido esta muito otimista com as possibilidades de crescimento da candidatura Dilma. "Serra chegou no teto, e agora a militancia tem que ir para as ruas e impedir que ocorra um golpe de direita, principlamente da mídia, que fara de tudo para não ser derrotada". Leila Marcia, destacou ainda, as grandes possibilidades da chapa de senadores do partido, destacando o significado de netinho em São Paulo, e de deputados federais, e por isso da importancia de elegermos Jorge Panzera aqui no estado.
Conferência Eleitoral. Camarada Neco Panzera destacou que o Partido está em pleno movimento para realização da Conferencia Municipal no dia 12. A meta é reunirmos mil filiados em 50 bases na capital, mais pelo que se tem acompanhado teremos possibilidades de ultrapassarmos este objetivo e realizarmos uma grande Conferência, pois Belém vai jogar um papel destacado no projeto do Partido.

Acima, camaradas Carlos Primo e Marcus Duarte. Abaixo, pré candidatos Antonio OLiveira e Luis Carlos. Mais abaixo os dirigentes, Mailson de Jesus (Secretario de Movimentos Socias do Comitê Estadual, Nairo Bentes e Cleber Resende, Secretarios Sindicais Municipal e Estadual)

Nota da CTB sobre a Greve da Educação.


A GREVE DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO NO ESTADO DO PARÁ.

Nós trabalhadores em educação pública do Pará, estamos em greve desde 07/05/2010, em mais uma jornada de luta e com uma mobilização ampla, envolvendo todos os segmentos dos trabalhadores da educação. Nos últimos anos se construiu uma proposta contemplando o conjunto dos trabalhadores da educação e, lamentavelmente, o Governo enviou à Assembleia Legislativa uma proposta insatisfatória que deixa de fora parte significativa de nossa categoria.

As propostas do Governo e dos trabalhadores conflituam em vários pontos. O principal é na questão da unificação do plano. A proposta do Governo se restringe aos profissionais de magistério: professores e técnicos em educação. Defendemos que o PCCR contemple todos os trabalhadores de Educação que atuam nas escolas e no Sistema Educacional.

E QUEM FICA DE FORA DO PLANO SE O PCCR DO GOVERNO FOR APROVADO?

A proposta governista deixa cerca de 14 mil trabalhadores fora do Plano, numa discriminação que não podemos concordar. São trabalhadores há mais de 15 anos no Estado, a mercê de portarias e decretos e que são indispensáveis no desenvolvimento da educação em nosso estado. Dessa forma, exigimos que todos devem ser contemplados no plano de carreira. O PCCR unificado é uma exigência da categoria e uma questão de justiça!!!

São profissionais que atuam na sede da SEDUC, nas escolas, nas copas e cozinhas preparando a merenda de nossos alunos. São os administradores, fonoaudiólogos, bibliotecários, motoristas, assistentes administrativos, porteiros, serventes, merendeiras, secretários de escola.

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: “AMARRAS” A SEREM SUPERADAS.

A CTB/Pará, não concorda também que, na proposta enviada para a Assembleia Legislativa, a Avaliação de Desempenho dos trabalhadores em educação “amarre” a Progressão na Carreira, condicionando-a à questão orçamentária, deixando o trabalhador preso em um nível por dois prováveis motivos: ou pela avaliação de desempenho ou, se o Estado avaliar que não tem recursos para isso. A CTB/Pará se posiciona contrariamente a qualquer ponto que amarre ou inviabilize a Progressão funcional do trabalhador, e também contrária à qualquer política de gratificação por merecimento, entendemos que devamos lutar por ganhos reais para toda a categoria e classe trabalhadora.

A GREVE, SUAS ENCRUZILHADAS E OS CAMINHOS A TRILHAR.

Não podemos esquecer que quem queria um PCCR, há muito tempo, eram os trabalhadores. Por isso, defendemos que não seja retirada a proposta de PCCR, mas que, neste Plano, sejam adicionadas emendas no sentido de avançar e conquistar as reivindicações dos trabalhadores.

O Governo protocolou proposta na Assembléia legislativa aquém das necessidades da categoria. No dia 19 de maio, em Audiência Pública na ALEPA, foi discutido o projeto onde surgiram várias propostas e dúvidas. Uma delas seria a retirada do PCCR da ALEPA, esse caminho coloca em risco a conquista da luta dos trabalhadores.

Portando, o caminho seria a criação de comissão composta pelos representantes dos trabalhadores, do Governo e dos Deputados, para que se busque um Plano unificado, que efetivamente atenda os trabalhadores em educação, assegure a valorização profissional e melhoria da qualidade do ensino no Pará.

Nesse interstício, que não será curto, após a construção de uma definição onde as partes se comprometam a buscar uma solução, após a criação da Comissão, entendemos que deveríamos suspender a greve, mantendo-nos em situação de vigilância, e mobilizados, promovendo assembleias e acompanhando os debates, não permitindo enrolação, deixando claro que, nesse caso retornaríamos com uma greve ainda mais forte e unitária!!!

Cabe a categoria as decisões e os caminhos a serem trilhados na construção alternativa de um PCCR que seja possível e vitorioso dentro da atual conjuntura e correlação de forças políticas da categoria em greve.

SOMOS MILITANTES DA EDUCAÇÃO
NSB/CTB – NÚCLEO SINDICAL DE BASE DA
CENTRAL DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO BRASIL – CTB/Pará

Nós, do NSB da CTB – Núcleo Sindical de Base da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, somos militantes da educação, profissionais comprometidos com a Educação de Qualidade, e defensores que seja constituída esta comissão tripartite, que os representantes dos trabalhadores não rompam as negociações com o Governo e com a ALEPA.

O que está em jogo é a nossa Carreira, nossa vida funcional, nosso destino. Portanto, é preciso clareza e tranquilidade nas rodadas de negociação, e que tenhamos a capacidade de deixar as divergências políticas ideológicas de lado. Ou buscamos a unidade necessária para assegurar conquistas ou se trabalha o isolamento que afastam aliados e que nos leva ao enfraquecimento e a derrotas.

O destino a ser definido é o da categoria, e não de uma ou outra força política. O interesse/projeto maior é dos trabalhadores em educação e não o projeto eleitoral dos condutores/representantes de um ou outro segmento (Trabalhadores/Governo/Alepa). É preciso juízo e respeito aos trabalhadores!!!

Saudações Classistas!!


A CTB na Luta dos Trabalhadores em Educação do Pará!!!


Contatos: Nairo Bentes: 81348987/ Cleber Rezende: 91464100/ Thiago Barbosa: 81005447/ Eva Navegantes: 88801995/ Andréea Vieira: 92156541/ Denison Cássio: 81364460

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Plenária mobiliza Partido, homenagea 8 anos sem João Amazonas e 25 anos da legalidade do PCdoB

A manhã, dia 27 de maio, comemora-se vinte e cinco (25) anos de legalidade do Partido Comunista do Brasil. Na mesma data, em 2002, falecia o mais destacado dirigente dos 88 anos da história do Partido, João Amazonas, nascido em Belém, no dia 1º de janeiro de 1912.
Amazonas, afirmou que nenhum partido do campo democrático deveria se sentir aliviado quando a reação apontava sua lança na direção da legenda comunista. Toda vez que o Partido Comunista do Brasil foi atacado, a liberdade entrou em eclipse, explicava. Desse modo, não é uma mera coincidência que se comemore quase numa mesma data, os 25 anos da redemocratização do país e igual tempo da conquista da legalidade do PCdoB. Uma legenda que beira os 90 anos e já vislumbra o centenário, talvez, mais que qualquer outra, saiba o valor da democracia para os direitos dos trabalhadores e os interesses da Nação.
Plenária do Comitê Municipal de Belém
Quinta Feira 19 horas
Local: Sindicato dos Bancários (Trav. 28 de Setembro prox a Doca)

Em noite agradável, Wilma pré candidata a deputada reúne amigos em Pizzaria

O Presidente do Partido, Erico Leal esteve presente, juntamente com sua companheira, camarada Marcia Pinheiro, e o camarada Neco Panzera.

A Pizzaria Maranelo recebeu amigos e amigas da pré candidata a deputada estadual pelo PCdoB, Antônia Wilma, nesta terça feira no bairro de Canudos. Oriunda da Pastoral da Juventude, Wilma é uma liderança na qual o Partido deposita muitas expectiativas devido sua capacidade de liderança, ação criativa, luta incansável em prol do povo mais oprimido, e principalmente, por representar as mulheres na chapa do PCdoB. De acordo com o coordenador geral da campanha, Michel Sodré, o projeto eleitoral está estruturado em 17 municípios, com concentração em cinco: Belém, Marituba, Breves, São João da Boa Vista e Bonito. "Sabemos que a disputa eleitoral é desigual, mais apostamos no trabalho de base, na disputa voto a voto, principalmente no foco da campanha. Isso abre a possibilidade da vitória, não esqueçendo que o importante é a vitória o projeto do partido como o todo".

O camarada Michel Sodré junto com familiares e amigos. Abaixo, o Secretário estadual de Organização, Aroldo Carneiro, Nairo Bentes, do Municipal de Belém, com a companheira Wilma.

SPU intermedia acordo com famílias do Portal da Amazônia. Prefeito Duciomar recua

Uma comissão formada por 17 famílias de moradores da área onde será implementado o projeto Portal da Amazônia, compareceu nesta terça feira na Superintendência da União para agradecer o empenho do Órgão em intermediar uma solução pacífica junto a Prefeitura Municipal de Belém, que se recusava a assegurar o pleno direito de moradia e habitação no projeto.

Entenda o caso: Ainda em vida, o ex Superindentende Neuton Miranda emitiu Concessão de Uso Especial para fins de Moradia, em caráter coletivo a 467 famílias em favor dos moradores da Vila Santos, na Av. bernardo Sayão. Com essa medida a Prefeitura de Belém, que já havia iniciado o Projeto Protal da Amazônia, não pode ignorar a população ali residente e foi obrigada construir consjuntos habitacionais para aquelas famílias, e enquanto os imóveis estão sendo construídos, será pago um auxílio moradia. Ocorre que 17 famílias não foram incluídas no auxílio, e foram ameaçadas de serem expulsas de suas casas, tendo sido impedidas graças a liderança da Presidente da Associação dos Moradores de terrenos de Marinha Wanja Lobato..

Ação da SPU: Como a Prefeitura continuo a não negociar a SPU, oficiou ao Prefeito de Belém, ameaçando adotar medidas, inclusive de cancelamento da autorização da obra Portal da Amazônia, eis que se trata de ação urbanística em área da União. Imediatamente, dois secretários municipais compareceram ao gabinete da SPU e puseram fim ao immpasse.

Partido em movimento: OB's do Telégrafo e Sacramenta realizam plenárias


As bases partidária em Belém estão em pleno processo de mobilização objetivando a realização de uma grande Conferência Municipal que arme o Partido na Capital para a batalha eleitoral de 2010. Na 2º feira a base do Telégrado se reuniu na Pass. Mena Barreto próximo a Djalma Dutra, com mais de 25 membros de massa presentes, liderados pelo camarada Carlos Chucre, camarada Anne, influente liderança juvenil, Antônio Fonteneles, da polícia federal, Elias (membro de base), bem como da presidente do centro comunitário Sônia Meireles.

Na terça feira, a forte chuva que desabou sobre a cidade no início da noite, inundou o Centro Comunitário Alan Kardek, cancelando a reunião da OB da Condor em cima da hora. No entanto na EEFM Graziela, localizada na Trav. Alferes Costa, prox a Av. Senador lemos, reuniu-se a OB da Sacramento. Mais 15 camaradas se fizeram presentes tendo a frente o camarada Marcio Freitas, membro do Comitê Municipal, ocasião em que foi discutindo a política do partido e a ação partidária no bairro junto as massas, principlamente com distribuição do orgão central A Classe Operária.

Hoje teremos mais tres reuniões de base. Reune-se na sede do PCdoB a base dos Educadores ás 17 hs. No conjunto Sideral, sob a liderança da camarada Cecília, membra do CM, reúne-se às 19. E também às 19 hs no Centro Comunitário Paulo Roberto, reúne-se a OB do Jurunas, sob a liderança do Camarada Almir e Rildo jastes.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Vai se Construindo a chapa pra Federal

Ontem ocorreu um boa reunião entre dirigentes de 5 partidos para debater a construção da chapa proporcional pra disputa da vaga para Deputado Federal.

As direções de PV, PCdoB,PSB,PRB e PDT iniciaram dialogo caminhar juntos na disputa pela vaga a Câmara Federal. Vale lembrar que esses 5 partidos obtiveram juntos nas eleições de deputado em 2006 a soma de 331.656 votos.
PS: Todos com Ana Júlia
Os pincipais nomes da disputa são:
PDT: Giovanni Queiroz, Odair Correa e Claudiney Furman
PV: Zé Carlos
PCdoB: Jorge Panzera
PSB: Ademir Andrade e Bordalo
PRB: Pastor Raul
Do blog do Rodrigo Moraes

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comitê Municipal convoca plenária para mobilizar o Partido rumo a Conferência Municipal


O Comitê Municipal de Belém, através da Secretaria de Organização, convoca todos seus membros, dirigentes de bases, de distritais, pré candidatos com base na capital, coordenadores de campanha, dirigentes de frentes de massas e de ação institucional, para Plenária visando discutir e deliberar sobre as metas da Conferência Municipal Eleitoral.

Local da Plenária: Sindicato dos Bancários
Travessa 28 de Setembro Próximo a Doca
Hora: 19:00
Contando com a Presença de Todos

Comissão Política do Comitê Municipal de Belém
Secretaria de Organização - Marcos (Neco) Panzera

domingo, 23 de maio de 2010

Três meses de saudades!

Grandioso Encontro com os Pre Candidatos

Presidente do Partido, Erico Leal, conduziu o Encontro

Em um clima de muita unidade transcorreu sabado o Encontro com os pre candidatos do PCdoB no Hotel Ipe, em Belem. O evento organizado pelo Comite Estadual, contou com presenca de mais de 40 candidatos presentes, de todas as regioes, e teve como principal objetivo armar o partido nesta reta final da pre campanha. O presidente do Partido, Erico Leal, destacou a conjuntura favoravel no ambito nacional, com a candidatura Dilma ultrapassando a candidatura Serra, e no estado, Ana Julia conseguindo assumir um papel mais protagonista, por isso, prosseguiu o Presidente "o PCdoB precisa jogar a grande politica, para chegar em outubro com uma grande vitoria, retomando seu mandato na assembleia legislativa em chapa propria, com possibilidade de eleger dois ou tres deputados estaduais, e eleger nosso deputado federal, Jorge Panzera, camarada destacado nas lutas do povo, com experiencia administrativa, e com condicoes de galvanizar o sentimento do Partido em torno deste projeto".

Em seguida o camarada Jorge Panzera, explanou com muita propriedade uma analise conjuntural, destacando o papel protagonista do Presidente Lula no cenario internacional, e como o Brasil se coloca no concertos das nacoes, liderando complexos processos de paz, como foi o caso do acordo nuclear no Ira. No Brasil, Jorge Panzera destacou que ao contrario dos EUA e da Europa, que estao estagnados devido a crise economica, nosso pais cresceu no ultimo trimestre a 7%, com um detalhe que nunca ocorreu na historia, como por exemplo na epoca dos governos militares, quando o lema era "crescer o bolo para depois dividir". Agora nao, destacou Panzera, o povo ascende socialmente, gracas as politicas de distribuicao de renda, e isso e refletido na grande popularidade do presidente Lula, um trabalhador, e no avanco de Dilma nas pesquisas, o mesmo ocorrendo com Ana Julia aqui no Estado.

O encontro seguiu com a apresentacao do quadro geral das candidaturas por parte do Secretario de Organizacao, Aroldo Carneiro, que detalhou, por cada uma das 12 regioes de integracao do Estado, nossos 62 candidatos, e nossos exercitos por Comites Municipais, que segundo o Camarada, "estao preparados para a batalha, inclusive Belem que se apresenta com 30 candidatos". Em seguida o Secretario de Comunicacao, Moiseis Alves, apresentou um plano de campanha para os candidatos e informes do Encontro Nacional ocorrido em Sao Paulo. Em seguida foi aberta a palavra aos diversos companheiros, entre eles o Camarada Santiago, da Comissao Nacional de Organizacao do Comite Central que veio acompanhar o Encontro.Abaixo camarada Jorge Lopes de Farias e o veterano camarada Edvardes, coordenador geral das candidatura do Sul do Para
Camarada Henos Silva, vice presidente da UJS e pre candidato a deputado estadual, e camarada Zilma Souza de Conceicao do Araguaia
Camarada Eloi, com forte base em Icoaraci, camarada Patricio do Fusca, Alexandre Blanco e Orlando Santos
Camarada Mario Brito, pre candidato pelo Partido por Maraba, e o camarada Luis Dentista, com base na regiao onde ocorreu a Guerrilha do Araguaia. Ao fundo Luzia Canuto, filha de Luis Canuto, destacado dirigente do PCdoB assassinado pelo latifundio em Rio Maria

Camaradas Robson, Apio Sarmento e Zenobio, pre candidatos com base em Belem

Termina o Pleno do Comitê Central. Renato Rabelo afirma que Dilma é favorita

Dilma é a real candidata de Lula e é a mais preparada

Durante sua intervenção na terceira reunião do Comitê Central do PCdoB, Renato abordou o cenário da disputa nacional. “Pouco a pouco vai ficando mais claro que Dilma (Rousseff) é a favorita e que o páreo não será fácil para (José) Serra”, constatou. Após leitura do anúncio da nova pesquisa Datafolha – que dá 37% para ambos os presidenciáveis, com crescimento de 7% para a petista e queda de 5% para o tucano – Renato Rabelo alertou: “é plenamente possível que haja manipulação científica da pesquisa nesse período pré-eleitoral. Afinal, o instituto chegou a dar 10% de diferença entre os dois candidatos em sua última pesquisa, com vantagem para Serra. Em apenas um mês de diferença, houve toda essa mudança.
Para o dirigente, a tendência pró-Dilma é natural. “Conforme a ficha for caindo para o eleitorado e ele for conhecendo melhor quem ela é e o que representa, ela crescerá ainda mais. Serra, por sua vez, alcançou o seu teto”. Rabelo ainda tratou da tentativa desesperada dos tucanos de se fazerem passar por verdadeiros continuadores da obra iniciada por Lula. “Serra segue acenando para a esquerda e procura se distanciar da herança de FHC, colocando-se como mais competente para seguir o projeto. A reunião contou com a participação da camarada Leila Marcia, membra do CC.

Dilma arranca nas pesquisas. Comitê de Belém inicia corpo a corpo rumo a vitória


Para desespero dos grandes especuladores, banqueiros, e infelismente de expressiva parcela da classe média localizada nos grandes centros urbanos, facilmente manipulada pela imprenssa golpista, e porque não Undenista, Dilma Rousseff, alcançou 37% das intençoes de votos, e empatou com José Serra, candidato da direita brasileira.

Esta arrancada fenomenal de sete pontos, se deu uma semana após o propaganda partidária do PT em cadeia nacional ancorada por Lula, e já vinha sendo apontada pelas penquisas dos instituos Sensus e o Vox Populis, que veirificaram que Dilpa havia ultrapassado o ex-govenador de São Paulo (leia a ánalise de Alan Pereira, Secretário de Comunicação do Comitê Municipal de Belém do PCdoB)

Arrancada com cheiro de povo e sem salto alto: O Comitê Municipal de Belém, iniciou neste sábado uma grande ofensiva nas feiras, mercados, paradas de ônibus e grandes aglomerados populacionais, para divulgação do Órgão Central do PCdoB A Classe Operária, edição de abril que traz como matéria principal o anúncio do apoio oficial do Partido a candidatura Dilma. De acordo com o camarada Roberdan Carvalho, do Comitê Municipal e que também esteve a frente desta grande atividade "até outubro o PCdoB de Belém vai estar em cada esquina da nossa cidade, buscando levar até a população a política do Partido, buscando o êxito do nosso projeto".



Comitê da Capital reune com lideranças das Ilhas de Belém. Apoio ao projeto eleitoral está mantido


Nesta última sexta feira, a Presidência do Comitê Municipal de Belém manteve uma reunião de longo curso com importantes e representativas lideranças das Ilhas de Belém. Estiveram presente o camarada Baia, do Conselho Nacional das Populaçoes Extrativistas; o camarada Pedrão, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Belém que realizou na última 2@ feira seu Congresso; o camarada Edson, Presidente da Associação dos Barqueiros do Pará; o companheiro Roberto, presidente da Associação das Ilhas Sul de Belém (Combu, Murutucu, Grande, Maracujá; e, Dinei, Presidente da Associação da Ilha do Combu. Pelo CM da Capital estive presente Mario Hesketh e Leila Marcia Santos.

O principal assunto da pauta foi o processo de incoorporação do conjunto destas lidenças ao coletivo partidário, processo este que já vinha sendo conduzido pelo Camarada Neuton Miranda, e que resultou no compromisso da participação destas lideranças no projeto eleitoral do Partido, o que esta mantido. No entanto para o Presindente do Partido na Capital, só isso não basta, é preciso, que os companheiros compreendam a importância da participação e militancia efeitva num partido de massas e luta como o PCdoB.


O camarada Pedrão colocou que todo processo de casamento passa pelo noivado, e que o PCdoB, e que é chegada a hora de apresentação dos nossos candidatos aos moradores das Ilhas no entorno de Belém, tendo sido marcado um Café da manhã para a próxima semana, para apresentação do nosso pré candidato a deputado federal Jorge Panzera.

OAB/PA PROMOVE SEMINARIO SOBRE RACISMO INSTITUCIONAL

A OAB, através da comissão de igualdade racial e etnia, por mim presidida, juntamente com a assessoria da diversidade da UFPA, Ministério Publico e demais parceiros, estará realizando um seminário sobre racismo institucional, no dia 27 próximo, cujo folden seguiu em anexo, para o qual aguardamos vossas presenças e que estenda o convite aos demais interessados no assunto.Atenciosamente,Jorge Lopes de Fariaspresidente da Comissão de Igualdade Racial e Etnia da OAB/PA

Marx – parte 3 AS TRES PARTES CONSTITUTIVAS DO MARXISMO

O marxismo é constituído por três partes:
a filosofia marxista, a economia política marxista e o socialismo científico.
São partes que compõem um todo integro e harmônico e que se acham organicamente ligadas entre si.

Filosofia Marxista
É a ciência das leis mais gerais do desenvolvimento e transformação da natureza, da sociedade e do pensamento humano. Para se analisar e entender os fenômenos da sociedade e da natureza é preciso fazê-lo segundo uma concepção e um método.
O materialismo-dialético é a filosofia marxista e nos fornece esses elementos.
Segundo ele, o mundo e a sociedade, tem existência objetiva, material, existe independente de nossa vontade; que a prática é o critério da verdade; entende que todas as coisas tem ligação e interferem umas com as outras e que tudo vive em processo permanente de movimento desenvolvimento e transformação. Estuda como se dá o movimento, o desenvolvimento e as transformações encontrando o caminho para realizá-las. Outro componente da concepção marxista é o materialismo-histórico que estuda a história e o desenvolvimento das sociedades segundo essa concepção.

Economia Política Marxista
É a ciência das leis que regem a produção dos bens materiais e o desenvolvimento das relações de produção. Compreende que o elemento central para se caracterizar uma sociedade é o modo de produção dos bens necessários para a sua manutenção. A economia marxista vai estudar como se dá e se desenvolve a produção dos bens materiais e sua relação com as relações entre os homens para produzi-los (as relações de produção). Estuda em profundidade o modo de produção capitalista, desvenda a forma de exploração capitalista através da mais-valia e como superar as relações de produção capitalista e a construção do socialismo.

Socialismo Científico
É a ciência que estuda o processo de desenvolvimento e transformação das sociedades. Vai estudar como se deram as transformações das sociedades através da história, o papel da luta de classes domo força motriz do desenvolvimento e transformação das sociedades e a teoria da revolução que estuda como se dá o processo de transição e ruptura, transformando uma sociedade em outra.

As três partes constitutivas do marxismo tem de ser vistas como um todo. Não de forma isolada ou separada. São partes de um todo e relacionadas entre si
Marcos Panzera (Neco)

sábado, 22 de maio de 2010

Blog Camarada


Esse blog do camarada Rodrigo Moraes é muito Pai D'egua. Entre e confira!!!! (Clique na imagem)

A subida de Dilma nas pesquisas e as previsões de Lula

Hoje tivemos a publicação de uma nova pesquisa do Data Folha, nela temos a candidata Dilma Rousseff subindo sete pontos e empatando com o candidato do PSDB José Serra, ambos com 37% das intenções de votos. Acredito que este crescimento aconteceu basicamente por dois motivos:

O primeiro, é a natural transferência de votos dos eleitores do candidato desistente, Ciro Gomes (PSB). O segundo, é a aparição da candidata do PT no programa eleitoral do partido. Nas duas situações, o grande vitorioso foi o presidente Lula, que "previu" que a saída de Ciro beneficiaria Dilma. Nesta decisão de Lula, ele arcou e bancou sozinho a proposta e, mostrou que é um grande articulador político, pois estava certo. Em outra decisão (que em muito teve a influência do presidente), Dilma apareceu no programa do PT, como a pré-candidata do partido e do presidente Lula e, mais uma vez Lula acertou.

Na comunicação, precisamos saber quais os nossos concorrentes, não só os diretos (Serra) como os indiretos (a defesa de Ciro era que ele tirava votos de Serra e a sua candidatura garantiria o segundo turno). Lula viu que Ciro era concorrente direto de Dilma e acertou.

Na outra situação, vimos nas pesquisas, que Dilma não era amplamente reconhecida por grande parte dos eleitores como a pré-candidata de Lula. Ou seja, um dos princípios da propaganda estava deficitário, o conhecido no meio publicitário de PIC (Persuasão, Informação e Conceito), a campanha de Dilma, ainda não conseguia difundir que ela era a candidata do Presidente Lula. O programa de TV do PT começou a resolver isso e consequentemente, tivemos a transferência de votos de Lula para Dilma.

Parabéns ao Cara. Viva ao Lula.

Alan Pereira – Secretário Municipal de Comunicação / Belém

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Ana Júlia na frente em primeira pesquisa

Segundo a Folha de São Paulo, pesquisa encomendada pelo PT nacional dá 27% de intenção de voto à Ana Júlia, 23% para Jader Barbalho e 22% para Jatene.Nas simulações de segundo turno, Ana Júlia aparece com 41% e Jader 40% e Ana 41% e Jatene 38% em outra simulação. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais

Ipea: 10% dos mais ricos detêm 75% da riqueza

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) elaborou um levantamento que aponta as desigualdades no Brasil. Um dos dados mostra que os 10% mais ricos concentram 75,4% da riqueza do país. Os dados serão apresentados pelo presidente do Ipea, Márcio Pochmann, nesta quinta-feira ao CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) .

O objetivo, segundo ele, é oferecer elementos para a discussão da reforma tributária. Para Pochmann, a injustiça do sistema tributário é uma das responsáveis pelas diferenças. "O dado mostra que o Brasil, a despeito das mudanças políticas, continua sem alterações nas desigualdades estruturais. O rico continua pagando pouco imposto", afirmou.
Ainda segundo a pesquisa a concentração é maior em três capitais brasileiras. A concentração é maior em São Paulo, onde 10% detém 73,4% de toda a riqueza. Esse número cai, em Salvador, para 67% e, no Rio, para 62,9%. Segundo Pochmann, um dos principais responsáveis pela distorção é o sistema tributário em vigor.

Na história brasileira, segundo Pochmann, pouco mudou desde o século 18, quando os 10% mais ricos concentravam 68% da riqueza, no Rio de Janeiro, capital do país. Este é o único dado disponível, no Instituto, anterior à atual pesquisa."Mesmo com as mudanças no regime político e no padrão de desenvolvimento, a riqueza permanece pessimamente distribuída entre os brasileiros. É um absurdo uma concentração assim", disse. Na contramão do equilíbrio fiscal pretendido por qualquer nação civilizada, no Brasil os pobres chegam a pagar 44,5% a mais de impostos do que os ricos, conforme mostra a pesquisa a ser apresentada ao CDES.

O economista sugere que os ricos tenham uma tributação exclusiva, para conter esse regime de desigualdade, por meio de uma reforma tributária que calcule a contribuição de cada brasileiro conforme sua classe social.A pesquisa do Ipea também mostra o peso da carga tributária entre ricos e pobres, que chegam a pagar até 44,5% mais impostos. "Nenhum país conseguiu acabar com as desigualdades sociais sem uma reforma tributária", afirmou. A pesquisa do Ipea também mostra um dado inédito. A carga tributária do país, excluindo as transferências de renda e pagamento de juros, cai a 12%, considerada por Pochmann insuficiente para que o Estado cumpra as suas funções.

Delegados Paraenses eleitos para a Assembléia Nacional dos Movimentos Sociais

Na última segunda-feira, 17/05, a Coordenação dos Movimentos Sociais - CMS/PA - convocou assembléia geral para definir as entidades paraenses que terão delegados à Assembléia Nacional do Movimentos Sociais. A Assembléia, será em São Paulo no dia 31 de maio e antecederá a CONCLAT (Conferência Ncaional da Classe Trabalhadora - 01/06).

O objetivo da assembléia é discutir e aprovar o PROJETO NACIONAL E POPULAR DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, "instrumento de proposição que atualiza as propostas expressas no PORJETO BRASIL e avança com bandeiras de lutas e ações que visam enfrentar as disputas eleitorais". Eixos como soberania nacional, desenvolvimento, democracia e outros relacionados às plataformas de diversas frente dos movimentos sociais são abordados no documento, além de um calendário que norteará as principais ações destes movimentos em 2010, e que demonstram o grau de amadurecimento e responsabilidade com o Brasil e com o povo brasileiro.

As entidades que elegeram os 90 delegados do Pará são: CUT/PA, 17; CTB/PA, 13 ; FS/PA, 13; NCST/PA, 13; Coord (CUT, CTB, FS e NCST), 4; UNE 2; UBM 2; UNMP 2 ; CONAM 2; CMP 2;
MMM 1; Unegro 1 ; MNLM 1; MSTU 1; ASSUTPA 1; FEMEPA 1; FEMECA 1, UBES 1, MOPS 1; UAP 1; e UMES 1 delegado.
Do blog: As Marias

quinta-feira, 20 de maio de 2010

UFPA diploma primeira indígena Mestre em Direito

“Educação escolar Kyikatêjê: novos caminhos para aprender e ensinar”. Essa é a dissertação que foi defendida na tarde desta quarta-feira, 19, pela primeira mulher indígena a concluir curso de mestrado na Universidade Federal do Pará. Rosani de Fátima Fernandes, da etnia Kaingang, é pedagoga e, agora, mestre em Direito pela UFPA, por meio do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Instituição.
A defesa de Rosani é um marco para a política de inclusão étnica adotada pela UFPA, que, em 2010, promoveu o primeiro processo seletivo específico para ingresso de indígenas no ensino superior da Amazônia.

Grand Prix de atletismo consolidado no calendário esportivo paraense

O secretário de Esporte e Lazer, Leandro Schilipake

Treze mil pessoas em plena quarta feira à noite compareceram em pesso ao Estádio Olímpico Edgar Proença, para prestigiar a 9ª edição do Grande Prêmio Caixa Governo do Pará de Atletismo GP de Atletismo organizado pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O público, de longe superou as 5.000 pessoas que compareceram no GP realizado no último domingo em Fortaleza, o que segundo o Secretário, Leandro Schilipake, a realização do Grande Prêmio ganha uma importância ainda maior devido ao bom momento esportivo que o Brasil atravessa. "Nunca o esporte foi tão impulsionado em todo o país. Há apenas oito anos temos um Ministério dos Esportes e já conquistamos a realização de importantes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas".
Antes do início das competições oficiais, foram realizadas cinco provas exclusivamente com atletas paraenses. Nos 100 metros rasos masculino, o vencedor foi André Luís Oliveira, representando o Pará Clube; nos 100 metros rasos feminino, a vencedora foi Kedma Jaqueline Silva, representando o clube Artcom; já nos 400 metros masculino, o primeiro lugar ficou com o atleta Edmilson Souza, do CEB; nos 400 metros feminino, a vitória ficou com Aline Mara Vilhena, da ASTCOM; e, finalmente, o atleta paraolímpico Alan Fonteles fez uma participação especial completando, sozinho, os 100 metros rasos.
Numa das provas mais emocionantes, os 800 m feminino, as duas primeiras colocadas fizeram rigorosamente o mesmo tempo: Andrea Ferris, do Panamá, e Marian Burnett, da Guyana, marcaram 2:02.78. A vitória da panamenha foi confirmada na fotografia. Outra vitória importante foi a de Darya Pchelnik, da Belarus, que fez 75,42 m, mais de nove metros à frente da vice-campeã, a representante da Moldávia, Marina Marghiev. Darya, número 8 do mundo na prova, fez questão de elogiar o público. "Fui aplaudida e apoiada em todas as minhas tentativas, foi como se competisse em casa", afirmou a lançadora. Nos 100 m, vitória surpreendente do francês Martial Mbandjock, com 10.15. Ele superou nomes importantes do cenário internacional, como o trinitenho Emmanuel Callander, segundo com 10.21, mesma marca do ganhador da medalha de bronze, Derrick Atkins, das Bahamas, este vice-campeão mundial da distância em Osaka-2007. "Venci nomes importantes, estou feliz", disse Martial, que também elogiou o público: "Poucas vezes vi tanta gente apoiando os atletas, sem olhar que país ele defendia", disse o francês. Bom resultado, ainda, nos 3.000 m rasos, que teve em primeiro lugar o queniano David Bett, que fez 7:42.59.
No total, competiram 138 atletas de 33 países. Destes, nada menos que 25 nações colocaram atletas no pódio e 11 deles fizeram campeões. O Brasil ganhou quatro medalhas. Duas de prata, com Eduardo Vasconcelos, com 45.60 nos 400 m (recorde pessoal), e Fábio Gomes da Silva, com 5,20 m. E duas de bronze: a juvenil Geisa Arcanjo, com 16,40 m no arremesso do peso, e Augusto de Oliveira, com 5,10 m no salto com vara.
Da Redação e com agências: MH

MARX - parte 2 - O marxismo

O marxismo é uma doutrina elaborada por Karl Marx e Friedrich Engels que se tornou uma influente corrente política e de pensamento. “Constitui um sistema harmônico de concepções filosóficas, econômicas e político-sociais”.
O marxismo desenvolve-se como uma doutrina viva e criadora, incompatível com qualquer tipo de dogmatismo. É uma ciência revolucionária que não se limita a explicar o mundo e seus fenômenos mas encerra também o objetivo de transformá-lo.
O marxismo, foi sintetizado por Karl Marx e Friedrich Engels, a partir da década de 1840 e desenvolvido por Lênin e vários outros teóricos. Seu aparecimento foi o resultado do acúmulo do conhecimento humano ao longo da história.
Marx e Engels estudaram em profundidade o desenvolvimento do pensamento filosófico, os acontecimento e concepções ao longo do tempo e de sua época. Ao elaborarem sua teoria, incorporaram o que havia de mais avançado no terreno da filosofia, da economia política e das ciências sociais.
O Marxismo, desde sua criação torna-se instrumento fundamental para a compreensão e a transformação da sociedade.
Surge como necessidade e exigência do movimento operário de possuir uma teoria científica capaz de orientá-lo em sua luta pela emancipação. E como escreveu Lênin, torna-se “um guia para a ação” dos trabalhadores.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Alfredo Oliveira lança livro sobre movimento comunista paraense: Cabanos & Camaradas

Na última terça feira foi lançado no hall da Assembléia Legislativa, o livro Cabanos & Camaradas, de autoria do veterano comunista Alfredo Oliveira, com mais de 700 páginas, contando a história do movimento comunista paraense, especialmente quadros e dirigentes que militaram no PCB, o Partidão. Alfredo Oliveira, médico aposentado, ingresso na militância em 1958, recrutado no movimento estudantil por Humberto Lopes, natural do CE, e que por determinação do Comitê Central do Partidão, veio reorganizar o Partido no Estado, atuando como Secretário Político entre 58 e 64, até ser preso no dia 31 de março, ao lado da sede da UAP, na Av. José Malcher.

O Livro narra as lutas do povo desde a Cabanagem, a formação dos primeiras organizações operárias, até a fundação do Partido no Estado antes de 1930. A partir daí, o livro passa a mostrar as contradições vividas pelos nossos primeiros camaradas, em apoiar ou não o governo de Magalhães Barata, e o surgimento da Aliança Libertadora Nacional (ALN), o início da militancia de João Amazonas, Pedro Pomar, Dalcídio Jurandir, Eneida de Moraes, entre outros. (Foto abaixo o veterno dirigente comunista Sá Pereira)
O livro mostra com detalhes a reorganização do Partido após o fim da 2º Guerra Mundial, o ascenso com a chegada de Humberto Lopes, a cooptação de Ruy Barata e Raimundo Jinkiings, que seria então o mais longo Secretário Político, entre 1965 e 1995, ou seja, 30 anos, sendo sucedido por Leila, sua filha. Esta por sua vez conduz o Partido por mais 10 anos até mudar-se para Brasília, e por discordância da linha política, se filia no PCdoB, o que no entendimento do autor, significa o fim do PCB no Estado.


A cereja do bolo: o melhor do livro no entanto são as bibliografias. São quase 100 Camaradas que tiveram sua militancia esquadrinhada pelo autor, entre eles o Senador Abel Chermont (que foi depois suplente de Prestes na Constituinte de 46!), Ruy barata, Raimundo Jinkings, Imbiriba da Rocha, Mario Manito, Benedito Monteiro, Almir Gabriel, Osvaldo Coelho, Sá Pereira, e dezenas e dezenas de militantes comunistas, que atuaram nas frentes de massa, institucional, de idéias, nos anos 30, 40, 50, 60 70, 80, alguns por quase 50 anos, enfim o mais rico manancial que existe sobre a história do movimento comunista paraense. Alguns dados da bibliografia de João Amazonas e Pedro Pomar contidas na obra, são dados novos, e que lançam luzes sobre a militãncia desses gigantes Comunistas, que reorganizaram o nosso Partido em 1962, após Prestes e sua turma terem embarcado na canoa revisionista e na aliança com a bruguesia nacional, fundado no famoso Manifesto de Março de 1958.
Questionado o porque da ausência de importantes quadros do PCdoB entre os bibliografados, como Paulo Fonteles e Neuton Miranda, Alfredo Oliveira, muito simpático, nos disse que o livro "era uma tarefa que tinha como alcançe o Partidão, mais que tinha muito apreço pelo PCdoB, pelo Paulo e pelo Neuton".

Foi uma noite muito emocionante, centenas de Comunistas presentes, dezenas deles, com mais de 70 anos! Vários deles com hitórias incríveis de lutas, suor e sangue! Foi um encontro também de gerações, haviam jovens, que acreditam que o socialimo é o rumo da humanidade! Pelo PCdoB estiveram presente os camaradas Jorge Lopes de Farias e Mario Hesketh

EUA gastaram 2,3 bilhões de dólares com propaganda anti-Cuba em 10 anos

A Lei de Acesso à Informação desclassificou documentos que mostram que a USAID (Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional) modificou contratos e investiu mais de 2,3 bilhões de dólares para propaganda contra Cuba desde 1999.

terça-feira, 18 de maio de 2010

O capitalismo não mais atende às necessidades da humanidade – dados de Jacques Diouf - Diretor Geral da FAO

Hoje somos afetados por uma tragédia humana de proporções gigantescas, mas a maior parte dos políticos faz vista grossa (os países ricos). Em um mundo que gasta mais de US$ 1 bilhão ao ano com armamentos, um bilhão de pessoas passam fome todos os dias. O número de pessoas com fome e desnutrição aumentou em mais de cem milhões no ano passado.A cada seis segundos, morre uma criança vítima de doenças relacionadas com a fome. Isso representa mais de cinco milhões de crianças por ano. A verdade é que, durante os últimos 30 anos, o que os líderes mundiais fizeram a respeito é menos que nada. Desde meados da década de 80, em lugar de aumentar a assistência internacional à agricultura nos países em desenvolvimento, cuja meta é ajudar as pessoas pobres a se alimentar por si mesmas, os fundos foram reduzidos quase à metade. Caíram 43%.Em L’Aquila, na Itália, no mês de julho de 2009, os líderes do Grupo dos oito países mais poderosos assumiram um compromisso solene de investir US$ 22 bilhões em três anos para ajudar as nações em desenvolvimento a produzir o alimento que necessitam para seus povos. Mas, dez meses depois, apesar de grandes esforços para monitorar os compromissos e da criação de um fundo para o Programa de Agricultura e Segurança Alimentar Global do Banco Mundial, qual a quantia dessa ajuda prometida que chegou aos pequenos agricultores nos países menos desenvolvidos? Quase nada.

Repercussão da matéria "Quinze anos depois do fim do socialismo, a Rússia é uma catástrofe social " na rede social

A matéria publicada no dia 14 de maio de 2010 no nosso blog, repercutiu no blog do conceituado professor de geografia Henrique Branco. Confira no link
Professor Henrique Branco, nos sentimos honrados com a sua visita ao blog do açaí Belém. Saiba que também somos leitores assíduos de seu blog.

Um forte abraço.

Alan Pereira
Publicitário e Sec. de Comunicação do PC do B - Belém

HAHAHAHA: Pior pênalti do ano

Faltando poucas rodadas para o fim da Série B espanhola, o tradicional Betis segue na briga por uma vaga na primeira divisão. No último fim de semana, o time verde e branco venceu o Gimnástic, fora de casa, por 1 a 0, com um gol de pênalti do camaronês Emaná.

No entanto, o lance que chamou a atenção aconteceu nos últimos minutos, em outra penalidade marcada para o Betis. Quem pediu para cobrar foi o brasileiro naturalizado turco Mehmet Aurelio, ex-Flamengo. Só que o resultado foi um desastre...

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PCdoB de Belém se prepara para a grande batalha de 2010


Camarada Mario Hesketh assume a Presidência do Partido em Belém
Em um clima de muita unidade transcorreu na manhã deste sábado dia 8, a 42 Reunião Plenária do Comitê Municipal de Belém do Partido Comunista do Brasil. A Reunião teve início com o informe Político apresentado pela camarada Leila Marcia Santos, que procurou fazer uma atualização da quadra política nacional desde o dia 8 de abril quando o PCdoB realizou o vitorioso ato de apoio a Dilma em Brasília culminando com o jantar de apresentação de Michel Temer como pré candidato a vice na chapa oficial. Na contra mão na aliança nacional PT PMDB a nível nacional, a cada dia tem sido mais difícil uma aliança entre Ana Júlia e Jader Barbalho.
O camarada Mario Hesketh complementando o informe, avaliou que o PT não soube ser competente para mostrar a sociedade que a vitória de Ana Júlia foi fruto de um longo processo de acumulo das forças de esquerdas que deitam raízes, não só nos 30 anos de redemocratização, mas até mesmo nas lutas da Cabanagem. E o que fez o PMDB? Passou a imagem de que se não fosse o Jader, Ana Júlia não teria sido eleita, e nos últimos dois anos vem sangrando o governo. Por outro lado, Ana Júlia tem sido muito competente para aproveitar o círculo virtuoso do 2@ mandato de Lula, com as obras do PAC, as eclusas, a siderúrgica, o biodisel, instituindo com isso um novo Projeto Estadual de Desenvolvimento, oque na sua opinião permite amplas possibilidades de reeleição. Todos os camaradas interviram, ressaltando a importância da defesa do Governo Ana Júlia e clareza quanto ao deslocamento do PMDB.
Planejamento. Dando seguimento a reunião, o camarada Neco Panzera, Secretário de Organização, apresentou as mudanças pontuais na proposta de Planejamento que envolveu durante mais de seis meses todos os 33 membros do Comitê Municipal, especialmente os 13 da Comissão Política. O Planejamento foi aprovado e é um instrumento de controle da base partidária sobre a direção.
Presidência do Partido: Licenciamento da camarada Leila Marcia e eleição do camarada Mario Hesketh. Fruto de um amadurecimento que já vinha se desenvolvendo no interior do Partido, houve o licenciamento da camarada Leila Marcia, membro do nosso Comitê Central, para que possa desempenhar plenamente sua campanha a deputada estadual. Assumiu a presidência o Vice Presidente, camarada Mario Hesketh, que pediu o apoio de todo o Pleno e de toda a Comissão Política para levarmos a frete nossas tarefas, destacando o desafio de dirigir o processo eleitoral na capital e ao mesmo tempo das seguimento ao trabalho de estruturação partidária que não pode cessar.

Camarada Augusto Cleybe, secretário de Finanças, e o camarada Érico Leal, Presidente do Comitê Estadual, que acompanhou os debates do Pleno do Comitê.

Conferência Eleitoral: Um dos momentos importantes do debate foi a discussão em torno da Conferência Eleitoral Municipal, que deve ter um caráter emulatório, de massas, festivo até para os pré candidatos, mas que ao mesmo tempo tem que ser um momento profícuo de discussão política do documento a ser baixado pela Secretariado Estadual, onde será discutido questões importantes como arco de alianças, chapa federal, senado, chapa estadual. Neste sentido foi aprovado a data do dia 12 de junho, sábado, para realização da Conferência com o critério de 1 delegado para cada 5 reunidos na base, mais fração de 3.

Camaradas Geralda Bocen, Marta Celeste, Soraya Albin, e Ivonete. Abaixo camarada Paulo Maia, que após longa convalescência, se coloca a disposição do Partido para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa